Pão de Ló de Margaride28 Novembro, 2019
Pão de Ló de Margaride – um produto regional com história!
O projeto, centrado no desenvolvimento do potencial de internacionalização do setor da indústria do Pão de Ló de Margaride enquanto recurso endógeno da Região do Tâmega e Sousa, com forte ligação ao setor agroalimentar e turismo, teve os seguintes objetivos:
- Implementar uma Estratégia integrada de Internacionalização do Pão de Ló de Margaride;
- Registo de Marca Coletiva do Produto e reconhecimento da “Indicação Geográfica Protegida”
- Conhecer os pontos críticos de sucesso do setor, a sua dimensão e presença atual nos mercados internacionais;
- Estabelecer redes de cooperação entre os atores do setor;
- Desenvolver e estruturar competências internas na AEF, para apoio às empresas no seu processo de abordagem aos mercados e na Gestão da Marca Coletiva;
- Desenvolver mecanismos de interação físicos e digitais entre as Empresas e Entidades envolvidas;
- Aumentar a visibilidade nacional e Internacional do setor.
- Aumentar o potencial de exportação do Pão de Ló de Margaride;
- Regular e proteger o uso da denominação de Pão de Ló de Margaride através da Marca Coletiva e Indicação Geográfica Protegida;
- Aumentar o conhecimento dos mercados internacionais e oportunidades;
- Aumentar a visibilidade da Região e Setor a nível internacional;
- Incentivar a cooperação entre as empresas do setor, ganhando escala para abordar os mercados internacionais;
- Aumentar a taxa de sucesso e diminuição de riscos nos negócios efetuados;
- Subir o produto na Cadeia Valor;
- Aumentar a capacidade da AEF, no apoio às empresas do setor.
Mais ações realizadas deste importante projeto podem ser consultadas em:
http://paodelodemargaride-felgueiras.pt/ ou https://www.facebook.com/paodelomargaride/