Associação Empresarial de Felgueiras

Apresentação Diretor Geral

Apresentação do Diretor Geral

Cláudio Ferreira – Diretor Geral da AEF

“Um novo ano se avizinha e novos desafios e oportunidades se deparam para todos nós”.

E doze meses de 2019 quase já se passaram e mudanças significativas, indispensáveis e importantes na organização interna dos serviços, com vista sempre na procura das melhores condições para os seus Associados e comunidade empresarial local, foram muitas. Meses de trabalho intensivo, na revisão de todos os procedimentos, nas análises de inquéritos de satisfação, na estratégia, objetivos, …, no fundo, toda a vida desta Instituição foi revista. São as exigências dos novos tempos.

Neste trabalho realizado, incluiu-se a INFORMATIZAÇÃO ADMINISTRATIVA de todos os departamentos da AEF. O objetivo é o de agilizar procedimentos, passando pela redução significativa do papel e contribuindo assim também para a preservação do meio ambiente. Foram realizados importantes investimentos em software de gestão para permitir a digitalização de documentos, para dar respostas em tempo útil às diversas solicitações que nos são colocadas. No essencial, medidas com vista a alcançar efeitos práticos positivos na relação com o Associado.

Outro passo, foi a criação de um CÓDIGO DE CONDUTA. A definição e homogeneização de procedimentos são determinantes no eficaz funcionamento das Empresas. Este sistema permitirá assegurar a melhoria constante da performance operacional da Associação, para satisfazer as necessidades correntes e futuras dos Associados, cumprindo assim, os seus requisitos e superar as suas expectativas. Foi concebido com o intuito de transmitir a todas as partes interessadas, o compromisso assumido por esta organização no que respeita à garantia da qualidade dos serviços prestados.

Será um site dinâmico, com muitas funcionalidades e com muitos temas de interesse e atuais! É mais um passo que invoca a modernização. Estaremos assim “abertos” vinte e quatro sobre vinte e quatro horas para os Associados.

Reformulamos alguns departamentos, para ir ao encontro das suas expetativas e necessidades. Um deles foi o DEPARTAMENTO JURÍDICO e o DEPARTAMENTO DE APOIOS PROTOCOLARES. Estamos a ultimar importantes acordos de cooperação com instituições e entidades que, pelos seus serviços, são importantes no dia-a-dia dos Associados. Desde o setor financeiro, ao automóvel, passando pelas comunicações, saúde, …, que brevemente terá conhecimento.

Para não perdermos o ritmo, destaco ainda a aposta na formação.

Ao nível da formação profissional, dois grandes projetos: estamos a meio do PLANO DE FORMAÇÃO PARA EMPREGADOS E DESEMPREGADOS, iniciado em 2018 e terminará em 2020. Após a auscultação dos nossos Associados e do diagnostico das necessidades de formação verificadas, que teve por base três fontes de informação distintas: os Estudos/diagnósticos realizados sobre o concelho; a oferta formativa existente e a procura registada na AEF, por parte de empresários e da sociedade civil.

Contacte o Dep. de Formação para a inscrição dos seus colaboradores, dentro das ações previstas, que certamente vão ao encontro da sua empresa. Lembre-se que apostar na qualificação dos recursos humanos da empresa é a única solução para o restabelecimento da capacidade concorrencial e aumento de competitividade.

 O outro projeto que se iniciará ainda este ano e terminará em 2021, é o projeto de FORMAÇÃO AÇÃO. Este projeto consiste em intensificar a formação de empresários e gestores para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão. Proporciona formação aos trabalhadores devidamente enquadrada na estratégia e necessidades da empresa.

O PLANO DE ATIVIDADES PARA 2020 também está concluído e será apresentado aos Associados no dia 29 de novembro. Além do arrojado plano de formação, há algumas novidades. Ao nível das campanhas de dinamização do comércio local, a estratégia definida foi a de criar uma maior proximidade com o Associado, com campanhas nas principais datas anuais, como por exemplo, a Campanha da Páscoa e/ou Natal.

O projeto PÃO DE LÓ DE MARGARIDE – UM PRODUTO REGIONAL COM HISTÓRIA foi concluído no passado mês de setembro. Concluído, direi, a primeira fase. Com a implementação deste projeto foram criadas bases para novos voos, que certamente com os produtores, serão dados passos seguros com vista à sua realização, que passa por exemplo, pelo estudo da ultracongelação do produto com vista a prolongar o seu estado de validade sem perder as suas caraterísticas únicas para chegar a outros mercados.

Estes são alguns dos projetos realizados e em curso, outros seguramente se seguirão.

Peço mais uma vez, a atualização dos seus dados (telemóvel e e-mail) para que mais facilmente estejamos em contacto, e, eu e os colaboradores da AEF, queremos reafirmar-lhe o nosso objetivo de o servir cada vez melhor e para isso contamos com a sua colaboração na apresentação das suas dificuldades e das suas sugestões.

Como vê a AEF… lado a lado consigo!

Bons Negócios para 2020!